Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Nada de novo sob o sol 17


Os Roubos da Allemanha
“A Allemanha pagara caro os seus crimes, os seus grandes crimes cometidos contra as cidades inimigas que invadiu. A Germania, como um Attila maldito, quebrou sob ao tacão brutal obras de arte de quantas cidades se apossou, mas das obras, é claro, que não pode transportar à pátria do Marechal dos Pregos. Mas agora, vencida e humilhada, é agarrada como uma ladra vulgar pelos aliados e, uma a uma restitue ao seu dono os quadros celebres que roubou, os valores que extorquiu...O kaiser, hoje Conde Guilherme, refugiado covardemente em terras da Hollanda altiva e neutra, sofre já moramente as consequências de sua megalomania, mas ainda receberá physicamente as penas a que fez jus...O kaiser que espere o premio dos seus crimes infamantes. O mundo já o julgou, a Inglaterra vae executar a sentença.”
Bastião entrava na sala bem na hora em que frei Alfons jogava o exemplar do jornal Cruzeiro do Sul sobre a mesa, gritando uma série de impropérios em alemão. Já estava voltando silenciosamente para a cozinha, quando o frei o chamou.
-Já arrumou alguém pra morar no quartinho?
-Não senhor, frei. A Bastiana falou com umas vizinhas lá, e quando alguém souber de algo vai avisar.
-Pois eu soube de um rapaz que está vindo do Paraná e não tem onde morar. A tia veio falar comigo; parece que ele queria morar com ela, mas a casa é pequena e não vai dar para ela abrigá-lo. Quando ele chegar, mando falar com você.
-Tá certo, frei. Deus abençoe.
Foi na semana seguinte que o rapaz apareceu. Aparentava ter seus 28, 29 anos. Solteiro, disse ter ido procurar emprego, mas  tinha umas economias para pagar pelo aluguel enquanto procurava alguma coisa. Bastião pediu permissão ao padre pra sair mais cedo e mostrar o quartinho ao rapaz. Bastiana lavava a roupa no quintal quando eles chegaram. Carmo estava em seu quarto guardando umas peças de roupa que acabara de passar. O rapaz cumprimentou Bastiana e entrou no quartinho. Não havia grande coisa pra se ver – era um quarto de 3mx3m, com parede chapiscada e nenhum móvel. Ele resolveu ficar – apesar da simplicidade, ele não tinha recursos pra pagar por algo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário