Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Nada de novo sob o sol 10

Frei Alfons não conseguia tirar o bebê de Angelina da cabeça. Será que ele tinha chances de nascer vivo? Se nascesse, teria herdado a doença da mãe? Pedindo perdão a Deus, pensava que o melhor seria que o bebê não vingasse.  Pobre criatura essa! Então, Lembrou-se das palavras do velho pai: ”Es hilft nicht, wenn wir auf dem falschen Weg laufen”  – “ De nada adianta correr, se estamos na estrada errada.”   Certamente essa era a estrada errada; aquela que deixa o coração falar mais alto que a razão. E ele era um homem prático – sempre fora. Pensando nisso, continuou arrancando as ervas daninhas que insistiam em nascer entre seus temperos; praguejou em alemão, porque assim o pecado era menor. Dirigiu-se para casa, levando uma bacia recheada de coentro, salsa, cebolinha, almeirão, 2 tomates e 1 limão. Iria preparar uma salada  köstlich para ele e Bastião, o que quer que isso significasse. Embora achasse o gosto horrível, o empregado sempre comia, em parte pela fome, em parte  para não fazer desfeita ao padre. Tinha vontade de pedir a ele que não colocasse o coentro, mas esse era justamente o tempero preferido do padre.
O frei lavava as folhas recém-colhidas, quando Bastião entrou com as mãos sujas de quem estava mexendo na terra:
_Frei, veio um menino aí falando que é pro senhor ir lá na Santa Casa que a irmã Catarina quer falar com o senhor.
Alfons respirou fundo; estava acostumado a ser interrompido no meio de suas atividades. Mas não podia reclamar – havia escolhido essa vida. Certamente seria um caso de extrema-unção. Enxugou as mãos no avental, pedindo a Deus paciência para sua missão. A fome teria que aguardar mais um pouco.
Em dez minutos chegava ao hospital. A recepcionista informou que a madre o aguardava próxima à ala dos leprosos. Teria Angelina sucumbido aos tormentos da doença e morrido? Avistando a madre, foi logo perguntando:
_Angelina?
_Sim, não aguentou. Sofreu demais a pobrezinha.
_Foi agora? Por que não me chamaram para dar a extrema-unção?
_Foi de madrugada, frei. Não quisemos acordá-lo.
_E agora, onde será enterrada essa coitada, meu Pai?
_Temos um problema bem maior, frei.
_Maior? E qual é?
_Nosso problema está nesse berço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário