Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Anotações sobre um escândalo

Pra quem procura no livro detalhes da história amorosa da professora inglesa de 41 anos com seu aluno de 15, o livro é decepcionante. Mas pra quem, como eu, adora uma história em que os aspectos psicológicos é que ditam o ritmo, o livro é perfeito.
Contado sob a ótica de Barbara, amiga de Sheba - a professora - o livro trata com muita sutileza o amor obstinado de uma mulher velha, dura e solitária por outra, jovem, pouco convencional, sofrida - Sheba tem um filho excepcional - e tudo que é capaz de fazer para tornar-se imprescindível na vida da outra - até mesmo tornar público o caso que esta mantém com seu aluno adolescente. É um livro denso, intenso e parcial, já que sabemos dos fatos através de Barbara - que, cá pra nós, é bem doentia. Baseado em uma história real.
Pra quem tiver interesse, há o filme, bastante fiel ao livro, que se chama Notas sobre um Escândalo, de 2006, com Judi Dench, Tom Georgeson, Michael Maloney, Joanna Scanlan.

5 comentários:

  1. Vi o filme, muito interessante. Na verdade, vai muito além do envolvimento da professora com o aluno: Trata de toda a saída da personagem de uma situação de vida, enclausurada por anos na criação do filho excepcional, na vida doméstica, no cotidiano sem novidade. A cumplicidade da professora mais velha, com medo da solidão, também é mto rica. Bem dirigido e interpretado.

    ResponderExcluir
  2. Fernando, como disse, o livro é narrado pela professora mais velha. A impressão que se tem é a de alguém profundamente infeliz e solitária, que tenta, a todo custo, ser única na vida de Besha, total e absolutamente imprescindível. E ela o consegue, ao delatar o caso de amor da amiga. O romance, na verdade, serve de pano de fundo pra que sentimentos mais intrincados sejam trazidos à tona. Adorei o comment!

    ResponderExcluir
  3. ...ou seja, quem lê o livro tem uma visão mais cruel de Barbara, já que ficamos sabendo de seus sentimentos de maneira mais explícita, o que não ocorre no filme.

    ResponderExcluir
  4. Valeu a dica, Drica. Vou ver se consigo ler o livro e tentar entender o que leva uma professora a se relacionar com um aluno, principalmente tão jovem. Haja psicologia para explicar...

    ResponderExcluir
  5. Na verdade, Tania, o livro não se aprofunda nesse aspecto da história, talvez pela dificuldade mesmo que há em se explicar uma situação como essa.
    Valeu!

    ResponderExcluir